Depois de um longo período de férias é normal que crianças e jovens sintam dificuldades em voltar à rotina e adaptar o relógio biológico. Mas, esse processo não precisa ser um transtorno.
Com algumas medidas simples esse período de transição fica mais fácil. Separamos algumas dicas para você.
Os pais têm papel primordial para o êxito da readaptação. Organizar com antecedência quem levará e buscará os filhos na escola, quem vai poder ajudar com as lições de casa e até mesmo uma programação de cardápio alimentar semanal são medidas que ajudam bastante.
Outra questão muito importante e sempre citada quando esse assunto vem à tona é sobre a hora de acordar e dormir. Especialistas recomendam que 10 dias antes do início do ano letivo, os pais já coloquem os filhos para dormir mais cedo e também despertá-los em horários que não ultrapassem muito o dos dias normais. Dessa forma é possível prevenir o mal humor e birras quando chegar o retorno das atividades cotidianas.
Outra dica interessante é a de estimular as crianças a fazerem atividades pedagógicas simples na última semana de férias, como escrever uma história ou colorir e desenhar, caso ainda não sejam alfabetizadas, para já se acostumarem com o ritmo das lições de casa que virão.
Com essas dicas é bem provável que a volta às aulas seja mais tranquila.