A conscientização do envelhecimento saudável tem implicado diretamente no aumento incontestável da expectativa de vida do ser humano. Isso se deve à melhora na qualidade de vida e ao constante avanço da medicina. Uma alimentação saudável ajuda a prolongar a longevidade e a prevenir o aparecimento de diversas doenças, como colesterol alto, hipertensão e sobrepeso.
É muito comum após os 50 anos, o aumento de peso devido à queda dos níveis de estrógeno, testosterona e do hormônio do crescimento, que colabora diretamente para a diminuição de massa muscular. Devido a isso, o organismo passa a consumir menos calorias do que o habitual, pois entende que é necessário o acúmulo de gordura para obtenção de energia. Com a diminuição do metabolismo e da atividade física, é necessário se atentar às quantidades de alimentos ingeridos.
Algumas atitudes podem ser evitadas para quem está a caminho da terceira idade, como pular refeições. Nosso corpo acaba entendendo que precisa fazer estoque de gordura, o que faz com que ocorra o aumento de peso. O consumo de alimentos industrializados também precisa ser evitado, pois o excesso de gorduras, conservantes, corantes, açúcares e sódio, dificultam a absorção de nutrientes, desacelerando o metabolismo, que deixa de queimar toda a energia. O álcool passa a ser grande vilão nessa fase da vida também. Além de alterar os efeitos das medicações interferindo no tratamento de doenças, possui uma grande quantidade de calorias, colaborando diretamente para o ganho de peso, uma vez que o metabolismo também diminui com seu consumo. Alimentos refinados como farinha branca e açúcar não são indicados para o idoso, pois além de causarem flatulências, em excesso, podem desencadear diabetes.
Na verdade, as necessidades alimentares diárias da terceira idade não são muito diferentes dos jovens, quanto mais variado e colorido for seu cardápio, mais saudável ele é. Nunca deixe faltar alimentos que possuam ferro, como couve, agrião, feijão, carne vermelha, pois são grandes inimigos da anemia. Lembre-se que para potencializar a absorção de ferro no organismo, é fundamental o consumo de Vitamina C no seu cardápio, tais como cenoura, laranja e outros. Os alimentos ricos em Vitamina A, como fígado, gema de ovo e óleo de peixe são importantes protetores do sistema imunológico. E não se esqueça da grande importância do cálcio, presente no leite e seus derivados, que ajudam a manter os ossos fortes e saudáveis, e auxiliam na prevenção e no tratamento da osteoporose. O excesso de sódio diminui diretamente a absorção de cálcio no nosso organismo.
Acima de tudo, é de extrema importância buscar um acompanhamento nutricional, para suprir as necessidades alimentares de cada indivíduo respeitando às suas limitações em casos de doenças como diabetes, cardiovasculares entre outras.