A dor no joelho é um dos sintomas mais comuns que levam os pacientes ao consultório ortopédico. A dor pode provocar limitações funcionais, laborais e esportivas, além de diminuir a qualidade de vida do paciente.
Cabe ao ortopedista pesquisar qual a origem da dor para poder indicar o melhor tratamento.
Inúmeras causas podem gerar dor no joelho:
– Artrose: mais conhecida como desgaste, é uma das principais causas da dor. Ela consiste na degeneração da cartilagem e/ou meniscos e alterações nos líquidos articulares, provocando perda do bom funcionamento do joelho, dor, inchaço e crepitação (rangidos e estalos).
– Traumas como o entorse ou pancada: podem provocar lesões dos meniscos e na cartilagem. O rápido tratamento dessas lesões é essencial para alcançar resultados melhores.
– Ruptura de ligamentos: provocam dor, sensação de falseio e inchaço. Costumam ser lesões mais graves e muitas necessitam de tratamento cirúrgico. Elas podem ser isoladas ou múltiplas e também associadas às lesões dos meniscos e cartilagem.
Independente da causa, sempre que apresentar dor no joelho, procure um ortopedista. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para uma recuperação rápida e eficiente.
Agende já sua avaliação com o nosso ortopedista especialista em joelho.
Dr. Anderson T. Benetti
(@andersontbenetti)