Nesse dia queremos frisar o quanto é fundamental se atentar à importância de um diagnóstico precoce e do tratamento adequado para a Diabetes, que hoje é considerada uma pandemia mundial e uma das doenças não transmissíveis com alta e crescente incidência. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a diabetes já atinge aproximadamente 415 milhões de pessoas no mundo, e esse índice só continua crescendo.
Trata-se de uma doença crônica, marcada pela constante elevação dos níveis glicêmicos no sangue, cuja incidência só aumenta conforme maior o nível de obesidade, sedentarismo e péssimos hábitos alimentares. Seus sintomas mais frequentes são cansaço, sede ou fome em excesso, perda de peso rápida, dificuldade de cicatrização, infecções frequentes, visão embaçada, entre outros. A verdade é que um a cada três adultos são portadores da patologia e não sabem, por isso muitas vezes é considerada uma doença invisível, pois os sintomas podem aparecer apenas em estágios mais avançados, como por exemplo, através de complicações.
Como qualquer outra doença, deve ser tratada e se não controlada pode trazer diversas complicações cardiovasculares, neuropatia diabética (dores contínuas, formigamento e falta de sensibilidade nos membros inferiores), nefropatia (exaustão renal e danificação dos néfrons) e retinopatia (edema na retina que pode levar a perda total ou parcial da visão). A mudança no estilo de vida, na alimentação e a prática de exercícios físicos são extremamente necessárias para quem deseja conviver bem com a doença, que hoje é considerada a 9ª causa de morte mundial entre as mulheres.
Portanto é de extrema importância que a cada 6 meses você consulte o seu médico e faça sempre o acompanhamento do seu nível glicêmico, pois assim como as outras patologias, o diagnóstico precoce é fundamental para um bom tratamento.