Atualmente a preservação do meio ambiente e a utilização consciente dos nossos recursos naturais têm ganhado destaque e atenção dentro das instituições hospitalares. Em 2008, surgiu o Instituto Mais, uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, com a missão de promover a consciência socioambiental por meio da pesquisa e capacitação socioambiental para o fortalecimento e incentivo à adoção das boas práticas socioambientais nas instituições e sociedade.
O Instituto Mais conta com uma equipe especializada e atuante para o fortalecimento dos princípios e diretrizes de sustentabilidade. Por meio de um Conselho Consultivo com renomados nomes da sustentabilidade, confere o ?Selo Verde? às instituições mais comprometidas com a saúde do nosso planeta. O objetivo do selo é identificar, reconhecer e compartilhar com a sociedade brasileira as melhores práticas socioambientais como reciclagens de materiais e energia, e tecnologias limpas voltadas à proteção ambiental.
No setor hospitalar, o ?Selo Verde? tem sido destaque na área de esterilização. Em muitos hospitais, a esterilização é um dos procedimentos mais importantes e complexos, essencial para o sucesso dos procedimentos a serem realizados. É um processo que costuma ter o consumo de água e energia bem elevados, sendo que as autoclaves comuns geralmente utilizadas em hospitais consomem 327.000 litros de água ao mês, volume suficiente para o sustento mensal de 100 pessoas, segundo dados da ONU.
Buscando a preservação do meio ambiente e a redução de custos financeiros, o setor hospitalar tem apostado no novo equipamento, o STERRAD® 100S, da Johnson & Johnson Medical Brasil, que oferece uma inovadora tecnologia através de esterilizadores à baixa temperatura. Com uma esterilização limpa, sem contaminação ambiental, essa técnica consiste na utilização de tecnologia de gás plasma de peróxido de hidrogênio, não consumindo água. O procedimento chega a reduzir o consumo equivalente a 400 litros de água e 17 KW de energia, sendo o consumo de energia até 25 vezes menor, isso por ciclo de esterilização.
Além da redução no impacto ambiental, o STERRAD® 100S é reconhecido pela economia de tempo no processo de esterilização. Ele é capaz de esterilizar até 51 bandejas de instrumentos cirúrgicos em 16 horas, volume que, em esterilizações tradicionais, chega a demorar até 7 dias.