O coração é um órgão vital no corpo humano, um dos mais importantes. Ele é responsável pelo bombeamento do sangue que leva oxigênio e nutrientes para todas as células do nosso organismo, e cuidar dele é fundamental para quem busca longevidade.
As doenças cardiovasculares ainda são a maior causa de morte no Brasil, sendo responsáveis por 30% do total de óbitos, e, independente do seu tipo de vida, atleta ou sedentária, a medicina preventiva continua sendo a melhor aliada para evitar esse caminho. Vale ressaltar que, por questões genéticas, existe uma propensão maior de pessoas do sexo masculino sofrerem com problemas cardíacos.
O sedentarismo e os maus hábitos estão diretamente relacionados com esse alto índice de doenças. São grandes responsáveis pelos casos de obesidade, hipertensão, colesterol e triglicerídeos elevados, glicemia elevada (diabetes ou pré-diabetes), fumo, histórico familiar de doença aterosclerótica (infarto, angina, acidente vascular cerebral e doença arterial periférica).
Portanto, uma dieta balanceada, com hábitos alimentares saudáveis, evitar o álcool e o tabagismo, praticar atividade física regularmente, alinhados a avaliações cardiológicas, são essenciais para a saúde do coração e seus vasos sanguíneos, controlando a pressão arterial reduzindo riscos de diabetes e hipertensão. O exercício físico continuado com uma dieta balanceada fazem com que o colesterol bom (HDL) aumente e substitua o colesterol ruim (LDL), grande responsável pelas doenças do coração. Afinal, “Antes prevenir do que remediar” continua sendo uma das dicas mais valiosas principalmente quando se trata de saúde!